Polícia Militar Ambiental de Bela Vista autua douradense em R$ 183,7 mil por desmatamento ilegal de 74 hectares de vegetação nativa, metade em área protegida

0
58

Um desmatamento ilegal em área protegida de reserva legal no município, mais precisamente no Distrito de Alto Caracol, foi localizado, quando Policiais Militares Ambientais de Bela Vista realizaram fiscalização em uma fazenda, localizada a 60 km da cidade hoje (21) pela manhã. O proprietário rural realizou a supressão ilegal de 74,15 hectares de vegetação nativa de cerrado que foi levantada por técnica de sobreposição de imagem de satélites.

O desmatamento ocorrera entre o ano passado e março deste ano (2020) e já estava com plantio de pastagem e criação de gado bovino. Parte da madeira proveniente da vegetação retirada ainda se encontrava em leira no local e o restante havia sido explorado. Foi utilizado aparelho de GPS para aferição do desmatamento. 36,71 hectares foi executado em área protegida da reserva legal, inclusive, declarada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 37,41 foi efetuado em área sem proteção especial. As atividades foram interditadas.

O infrator (55), residente em Dourados, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 183.700,00. Ele também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção, pena agravada devido a infração ter ocorrido em área protegida por lei. O infrator também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui