anuncio

Em sete dias, 49 municípios do Estado não registraram mortes por covid

Por Ronei Ribeiro - Redação Estado MS News em 18/08/2021 às 17:38:11

Em uma semana 49 municípios do Estado n√£o registram mortes devido a Covid-19. A queda dos números de casos e óbitos come√ßou a partir do m√™s de julho e est√° menor em agosto. Os especialistas apontam o aumento da vacina√ß√£o como principal fator deste cen√°rio.


O levantamento foi feito de 10 a 17 de agosto, seguindo os dados dos boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Isto significa que 62% das cidades do Estado n√£o tiveram mortes em fun√ß√£o da doen√ßa nos últimos sete dias.


Entram neste grupo as cidades de Antônio Jo√£o, Aral Moreira, Alcinópolis, Anauril√Ęndia, Aparecida do Taboado, Amambai, Angélica, Bandeirantes, Bela Vista, Bataypor√£, Bonito, Caracol, Camapu√£, Deod√°polis, Dois Irm√£os do Buriti, Douradina, Eldorado, F√°tima do Sul, Figueir√£o, Glória de Dourados e Iguatemi.

Além de Itaquiraí, Inoc√™ncia, Japor√£, Jateí, Jaraguari, Juti, Lad√°rio, Laguna Carap√£, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das √Āguas, Pedro Gomes, Paranaíba, Paranhos, Porto Murtinho, Rio Verde, Rio Brilhante, Rochedo, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrol√Ęndia, Selvíria, Tacuru e Taquarussu.

Para médica infectologista, Andyane Tetila, este cen√°rio de queda no número de óbitos é devido o avan√ßo da imuniza√ß√£o. "Estamos observando maior mobilidade das pessoas, portanto o único motivo para diminui√ß√£o dos casos e mortes é a vacina√ß√£o", descreveu.


De acordo com o "Vacinômetro", j√° foram aplicadas 2.695.936 doses no Estado, sendo que 66,41% da popula√ß√£o j√° recebeu a primeira dose e dose única. Este percentual chega a 88,30% quando se leva em conta a popula√ß√£o adulta, acima dos 18 anos. J√° com imuniza√ß√£o completa chega a 37,83%.


Mato Grosso do Sul inclusive segue como refer√™ncia nacional, j√° que est√° entre os primeiros colocados do ranking entre os estados tanto na primeira como na segunda dose. Um dos fatores é a logística eficiente, j√° que as vacinas s√£o distribuídas em menos de 12 horas aos 79 municípios.


Secret√°rios Geraldo Resende e Eduardo Riedel

Com este cen√°rio positivo, o secret√°rio de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que é o presidente do Comit√™ Gestor do Prosseguir, anunciou que o toque de recolher nos estabelecimentos comerciais est√° suspenso a partir do dia 23 de agosto.


"Dois pontos foram decisivos, o primeiro é a diminui√ß√£o na ocupa√ß√£o de leitos, resultado de todo esfor√ßo do Governo, e o segundo fator foi o avan√ßo da cobertura vacinal", explicou Riedel.






Comunicar erro
propa

Coment√°rios

tres